Vice dos EUA abandona jogo da NFL após mais um protesto em hino

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, abandonou um jogo de futebol americano da NFL neste domingo em seu Estado natal de Indiana depois que alguns jogadores ajoelharam durante a execução do hino norte-americano.



Jogadores dos Cols durante hino nacional americano. (Foto: Reuters)

“Deixei o jogo de hoje do Colts porque o presidente Trump e eu não iremos dignificar nenhum evento que desrespeite nossos soldados, nossa Bandeira e nossa Hino Nacional”, disse Pence em comunicado divulgado pela Casa Branca.

LEIA TAMBÉM: Famosos apoiam os atletas que se ajoelham contra Trump

LEIA TAMBÉM: Atletas da NFL e NBA “abrem fogo” contra Trump

LEIA TAMBÉM: A letra do Hino dos Estados Unidos é racista?

Pouco antes de deixar o local, Pence havia publicado uma foto em que aparecia descontraído na arquibancada de um estádio em Indianápolis ao lado da mulher, Karen. Torcedor do Colts, ele pretendia acompanhar uma partida do seu time contra o San Francisco 49ers.






O presidente dos EUA, Donald Trump, tem criticado duramente jogadores de futebol americano pelo protesto durante o hino, e pressionou a NFL a suspendê-los.

O direito a participar de um protesto desse estilo, no entanto, é protegido pela Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos.

Críticos ao protesto dos jogadores durante a execução do hino nacional que antecede os jogos, incluindo Trump, se opõem a qualquer protesto, independentemente de seu mérito, durante cerimônia voltada a homenagear a bandeira dos EUA e os veteranos de guerra do país.

Pence, que tem demonstrado sua lealdade a Trump, disse em seu comunicado que é importante defender a bandeira e os símbolos que unem o país.

“Ao mesmo tempo em que todo mundo tem direito a suas próprias opiniões, não acho que seja demais pedir aos jogadores da NFL que respeitem a Bandeira e nosso Hino Nacional”, disse Pence.

“Eu apoio o presidente Trump, eu apoio nossos soldados, e eu sempre irei apoiar nossa Bandeira e nosso Hino Nacional”.

Por Reuters


VIDA EUA: Como viajar dentro dos Estados Unidos

VIDA EUA: Os 10 maiores obstáculos para brasileiros que mudam para os Estados Unidos

os mais lidos1641 times!

COMPARTILHAR