Trump diz que vai acabar com a cidadania automática para crianças nascidas nos EUA

Por Boston Globe.

O presidente Donald Trump disse que quer o fim do direito constitucional de cidadania para bebês de não-cidadãos e imigrantes ilegais nascidos nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: EUA estudam aumentar para US$ 1 milhão o valor para concessão do visto EB-5

LEIA TAMBÉM: O Visto EB-1 está em alta, pouco investimento, feito para pessoas de destaque profissional

LEIA TAMBÉM: Para dar visto, EUA pedirão contas em redes sociais, e-mail e telefone

Jonathan Swan (l), do Axios, e Jim VandeHei entrevistam Donald Trump na Casa Branca para seu próximo show na HBO. (Screenshot: Axios / YouTube)

Trump fez esse comentário durante entrevista ao programa Axios da rede HBO,  antes mesmo das eleições de meio de mandato, dizendo que ele vai ser mais  linha-dura nas políticas de imigração. Trump, está buscando energizar seus apoiadores e ajudar os republicanos a manter o controle do Congresso, enquanto se alimenta a ansiedade em torno da caravana de migrantes da América Central que vem em direção da fronteira dos EUA com o México. Ele disse que está despachando tropas adicionais e que montará cidades de tendas para quem estiver em busca de asilo.

Revogar a cidadania inata, poderia desencadear uma discussão judicial sobre se o presidente teria essa capacidade unilateral de alterar uma emenda à Constituição. A 14ª Emenda garante esse direito para todas as crianças nascidas nos EUA.

Perguntado sobre a legalidade de tal ordem executiva, Trump disse, “eles estão dizendo que eu posso fazer isso apenas com uma ordem executiva”.

Trump acrescentou: “” Nós somos o único país no mundo onde uma pessoa entra e tem um bebê, e o bebê automaticamente se torna um cidadão. ”

O presidente disse que os advogados da Casa Branca estão revisando sua proposta. Não está claro com que rapidez ele agiria em uma ordem executiva.

Nos últimos dias antes do dia 6 de novembro, Trump foi enfático no tema imigração, enquanto procura combater o entusiasmo democrático. Trump acredita que as promessas de sua campanha, incluindo sua muito alardeada e ainda não cumprida promessa de construir rapidamente um muro fronteiriço entre os EUA e o México, ainda estão atraindo gritos por sua base e esse foco mais recente corroerá ainda mais a lacuna de entusiasmo.

A primeira linha da 14ª Emenda declara: ” Todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos, e sujeitas à sua jurisdição, são cidadãos dos Estados Unidos e do estado em que residem ‘.

A série Axios HBO estréia no domingo.

Veja um trecho da entrevista abaixo:

VIDA EUA: Você sabe o que é uma Soccer Mom?

VIDA EUA: As maiores diferenças do futebol infantil nos Estados Unidos e no Brasil


os mais lidos562 times!

COMPARTILHAR