Furacão ‘Monstro’ Dorian se dirige a Flórida e pode chegar à categoria 4

Estado de emergência foi declarado pelos governadores dos dois estados; presidente Trump cancelou viagem à Polônia por causa da tempestade. Atualmente um furacão de categoria 1, Dorian deve chegar ao sudeste dos EUA na segunda-feira.

LEIA TAMBÉM: As 10 cidades mais seguras da Florida para furacões

LEIA TAMBÉM: Flórida declara estado de emergência enquanto aguarda furacão Dorian

LEIA TAMBÉM: Daniela Mercury cancela show nos EUA por chegada de furacão

Funcionário repõe produtos em prateleira vazia de supermercado em Orlando, na Flórida, depois que clientes esgotaram os estoques durante preparativos para a chegada do furacão Dorian, na quinta-feira (29). (Foto: Gerardo Mora/Getty Images/AFP)

Os residentes da Flórida e da Geórgia se preparavam nesta quinta-feira (29) para a chegada de Dorian, prevista para segunda-feira, ao sudeste dos Estados Unidos como um furacão de categoria 4, depois de ter-se intensificado no Atlântico sem nenhum obstáculo no caminho.

Dorian, atualmente de categoria 1, se tornará na sexta “um furacão de grande intensidade e continuará sendo extremamente perigoso ao longo do fim de semana”, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Os modelos de sua trajetória o mostram chegando ao sudeste dos EUA entre segunda e terça-feira, embora ainda seja cedo para saber onde exatamente. As projeções estimam que soprará então com ventos de 209 Km/hora, o equivalente à categoria 4, em uma escala de 1 a 5.

Motoristas aguardam em fila para abastecer seus veículos em posto em Winter Springs, na Flórida, durante preparativos para a chegada do furacão Dorian, na quinta-feira (29). (Foto: Gerardo Mora/Getty Images/AFP)

O governador da Geórgia, Brian Kemp, declarou o estado de emergência em 12 condados da costa, um dia depois de o vizinho estado da Flórida ter feito o mesmo com toda a sua costa leste.

Kemp disse que a tempestade “tem o potencial de produzir impactos catastróficos nos cidadãos” em toda a costa sudeste do país.

“Quero pedir a nossos cidadãos que fiquem prontos para se mobilizar muito rapidamente” disse em uma coletiva de imprensa. “Ainda não sabemos muito sobre a trajetória da tempestade”.

Moradores de Miami compram tábuas de madeira para proteger suas casas do furacão Dorian, na quinta-feira (29) — (Foto: Michele Eve Sandberg/AFP)

O governador da Flórida, Ron DeSantis, insistiu nesta quinta-feira que todos os residentes devem estar preparados para receber o impacto de um grande furacão.

“Todos os moradores da Flórida devem ter um plano. Não esperem ser tarde demais”, escreveu no Twitter.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que cancelará uma viagem à Polônia pela ameaça do furacão. “Parece que a tempestade pode ser muito, mas muito grande”, disse.

Depois de ter passado perto de Porto Rico na quarta-feira à noite sem causar danos, Dorian girava no oceano 535 km ao leste das Bahamas com ventos máximos sustentados de 140 km/hora, segundo o boletim do NHC de 21 horas (18 horas em Brasília).

VIDA EUA: Você sabe o que é uma Soccer Mom?

VIDA EUA: As maiores diferenças do futebol infantil nos Estados Unidos e no Brasil


os mais lidos43 times!

COMPARTILHAR