Como empreender nos EUA. Melhores lugares e negócios

Por EXAME.

Estudo de empresas de consultoria, aponta locais e empreendimentos mais buscados por brasileiros que querem abrir empresas nos Estados Unidos.

Você já quis abrir seu próprio negócio nos Estados Unidos? Se a resposta for sim, não está sozinho. Segundo dados do consulado americano em São Paulo, o investimento brasileiro nos EUA aumentou 89% nos últimos cinco anos – e a tendência é que os aportes continuem a crescer.

LEIA TAMBÉM: Quais os vistos mais utilizados por brasileiros que mudam para os Estados Unidos

LEIA TAMBÉM: Como tirar a carteira de motorista nos EUA

LEIA TAMBÉM: 95% dos brasileiros que moram nos Estados Unidos não querem voltar para o Brasil

Planejando a viagem: cada vez mais brasileiros vão morar nos Estados Unidos com o objetivo de empreender (seb_ra/Thinkstock)

As razões vão desde a fuga da crise econômica e um ambiente de negócios mais favorável até a identificação com a cultura americana e o desejo de uma melhor qualidade de vida. Nessa toada, cerca de 1,3 milhão de brasileiros já residem legalmente nos Estados Unidos, segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

Porém, empreender não é uma tarefa fácil em nenhum lugar – especialmente em um país com tantos negócios. Por isso, empresas que orientam imigrantes a abrirem negócios internacionalmente, elaboraram um estudo focado no mercado americano, elencando os locais e empreendimentos com mais oportunidade de sucesso para os brasileiros.

Os melhores lugares

Segundo a pesquisa, 90% dos brasileiros que vão abrir um negócio nos Estados Unidos escolhem o estado da Flórida como local de operação.

Para alguns consultores, há várias razões por trás da preferência. “O primeiro motivo é a acessibilidade em relação ao Brasil. O voo direto ajuda muito na hora de ir e voltar para visitar a família, por exemplo”, afirmam. “O segundo ponto é o clima, similar ao brasileiro. Por fim, a grande presença da comunidade brasileira na Flórida também ajuda na adaptação ao novo país.”

Afinal, a Flórida é o melhor local para brasileiros abrirem seus negócios? O estado é grande, com várias cidades e oportunidades de empreendimentos (especialmente os que aproveitam o clima e a proximidade com o mar).

Mesmo assim, os consultores também recomendam outro estado com menos holofotes: o Texas. “É um estado muito grande e que apresenta muito crescimento dos negócios. Percebemos que os brasileiros que consideram o Texas como destino realmente pensam no potencial empresarial da região, e não em fatores acessórios.”

os mais lidos663 times!

COMPARTILHAR