Como é o processo de construção de uma CASA nos EUA

Por RALF FURTADO

Visitamos um condomínio em construção na região de Kissimmee na Flórida, para mostrar como é rápido e eficiente o processo de construção de uma casa no sistema padrão americano.

São centenas de pessoas trabalhando ao mesmo tempo, contratados para executar tarefas em equipes com funções específicas. Tudo é muito simples, padronizado e funcional, com o objetivo de acelerar ao máximo a entrega das casas aos novos proprietários.

LEIA TAMBÉM: Quais os vistos mais utilizados por brasileiros que mudam para os Estados Unidos

LEIA TAMBÉM: Como tirar a carteira de motorista nos EUA

LEIA TAMBÉM: 95% dos brasileiros que moram nos Estados Unidos não querem voltar para o Brasil

Falamos com o Anderson Marinheiro, que é engenheiro civil e nos explicou o passo a passo do processo construtivo das casas aqui nos Estados Unidos.

  • Anderson, o que mais impressiona na construção das casas é a velocidade, como é que funciona esse processo?

– Bem, o processo é realmente um processo rápido e semelhante ao do Brasil na fase inicial, por que é uma construção mista, então envolve a parte de alvenaria, que é bloco de cimento. E o processo inicial é um solo arenoso, onde usa-se táboas é a mesma coisa do Brasil. Mas a partir desse momento foi feito todo vigamento do baldrame da casa no caso e a partir daí instalações hidráulicas, instalações de piso sanitário e deixa tudo pronto para iniciar a parte do piso. E ela entrega toda essa parte completa, então faz todo contrapiso já, deixa tudo pronto para poder receber alvenaria. Todo esse processo é feito em menos de 3 dias.

– E aqui nos Estados Unidos uma das vantagens também é a contratação da mão-de-obra toda parte da construção ela é dividida por etapas. Ou seja, é contratado uma equipe que possa executar somente aquele tipo de trabalho, nunca se contrata uma equipe para fazer duas ou três coisas na mesma casa, porque o processo é muito rápido. As equipes contratadas, elas têm que ter seu próprio material, inclusive gerador e compressor de ar, porque não pode se utilizar energia do imóvel.

– Estamos aqui na fase 2 da obra, onde foi já finalizada a fundação, o contra piso já pronto para receber a cerâmica, que é parte do acabamento da casa. Hidráulica, esgoto, instalações de gás, está tudo finalizado para receber o frame, que a partir daí vai dar sequência na construção. Onde essa alvenaria é finalizada em um dia, então é um processo muito rápido. O interessante da construção aqui é que existem vários tipos de madeira para uso específico, por exemplo, essa madeira branca, mais clara é realmente para fazer as divisórias. Madeira considerada amarela, que aqui se chama, é para fazer paredes para receber carga, são consideradas paredes de peso. Madeira Verde é onde se inicia a base da construção, que é onde ela fica apoiada em cima de concreto, para poder fazer a mistura da obra. Então todo o material é um específico. E esses postes é considerado como se fosse um pilar, para fazer alívio de carga entre as paredes de madeira do primeiro piso.

– Bom, nós estamos aqui agora na fase 3, por que faz parte do processo estrutural da casa completa, onde já foi finalizada a fundação, bloco de cimento que é alvenaria, somente nas paredes externas e a outra etapa que é a madeira, que nós chamamos aqui no Estados Unidos de frame. Onde são feitas todas as divisórias internas, as paredes externas do primeiro piso, tudo em madeira e finalizando até o telhado, o fechamento em plourde. que faz parte da cobertura da casa.

– Nós vamos falar agora sobre a fase 4, que é considerada a fase das instalações, da parte interna da casa. Onde já foi finalizado a parte de hidráulica, com água quente e água fria, a parte de esgoto, instalações elétricas que onde a fiação, eles não utilizam as mangueiras corrugadas, que seria do Brasil. Ela já é toda finalizada dentro da Madeira, onde já foi feito também instalações de banheiras, toda tubulação completa e o sistema de ar-condicionado, já foi feita toda a tubulação.

LEIA TAMBÉM: O que esperar durante a mudança para os Estados Unidos




– Para falar agora da parte externa, como é feito o processo do reboco, onde há madeira é feito um envelopamento na casa com aquele papel azul. Feito isso, vem a instalação com esse material que é uma tela de aço galvanizado, com esse material preto, que vai ser instalado em cima desse material azul, que é essa lona. Então aquela casa ela já tá pronta para receber o reboco tradicional. Finalizada a tela é colocado esse material, que é um sistema de cantoneira de PVC, onde todos os cantos de paredes e bordas de janelas, onde faz todos os desenhos nas casas, ele é feito com esse material. Isso aqui já é para colocar todo o reboco no prumo, que no Brasil é utilizado ainda o sistema de tirar ponto, requadramento então se demora muito. Com isso aqui ganha-se muito tempo, que em uma casa de 6.000 pés, aproximadamente uma casa de 600 metros quadrados, que é feito em um dia o reboco de uma casa assim. Então ganha-se muito tempo usando esse tipo de material.

– Aqui agora nós somos a fase considerada a fase 5, onde já está sendo a parte de acabamentos, onde já está feito todo o revestimento em drywall, com janelas localizadas e a parte dos Appliances, que a parte de onde entra o micro-ondas, o forno, a lavadora de louça. Isso aqui é feito, inclui todo o material, faz parte da entrega da casa Estados Unidos. Isso aqui é norma da construção.

– Esse Condomínio foi dado início em outubro de 2016, em uma quantidade de 200 casas, isso mostra, que realmente é um processo eficiente e rápido para ser construído.

LEIA TAMBÉM: Dentro de casa, como é morar nos Estados Unidos..

  • Anderson, uma casa como essa fica pronta muito rápido, você acha que esse processo de construir para Estados Unidos é um processo interessante?

– Com certeza, na minha opinião, por ser um sistema rápido, um sistema leve de construir, custo também. E para você fazer uma futura manutenção na casa dessas é simples, devido aos revestimentos, serem paredes de Drywall, madeira. Quer fazer uma, acrescentar uma parede ou tirar uma parede, é coisa que você faz um dia.

  • Anderson em quanto tempo uma casa dessas fica pronta?

– Olha uma casa dessas em média de 600 metros, fica em média de 3 meses, o tempo de execução. Sendo que no Brasil você pode levar aí um ano.

Orientação: Anderson Marinheiro




VIDA EUA: Como viajar dentro dos Estados Unidos

VIDA EUA: Os 10 maiores obstáculos para brasileiros que mudam para os Estados Unidos

os mais lidos2525 times!

COMPARTILHAR